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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Oriental. |
Data corrente: |
28/02/2019 |
Data da última atualização: |
27/12/2019 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
CORREA, L. P.; CANCELA, L. S.; SODRÉ, L. G. G. G.; MOON, S. E. N.; MARQUES, J. R. F.; SOUZA, E. C. de; BARBOSA, I. C. da C.; SILVA, A. dos S. |
Afiliação: |
L. Piani Correa, UFPA; L. Sewnarine Cancela, UFPA; L. G. Gabriel Garcia Sodré, UFPA; S. E. Nunes Moon, UFPA; JOSE RIBAMAR FELIPE MARQUES, CPATU; E. Carvalho de Souza, UFRA; I. C. da Costa Barbosa, UFRA; A. dos Santos Silva, UFPA. |
Título: |
Análise sensorial de leite de búfala produzido em Belém do Pará. |
Ano de publicação: |
2018 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 58., 2018, São Luis. Trabalhos. Rio de Janeiro: ABQ, 2018. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O leite de búfala é produzido no Pará em diversas localidades, sendo uma ótima fonte nutricional. O objetivo deste trabalho foi realizar análise de pH e acidez de leite de búfala das raças Mediterrânea e Murra, oriundas de uma fazenda de Belém do Pará, mantida pela Embrapa Amazônia Oriental, além de análise sensorial do produto, realizada com 106 provadores não treinados. Os resultados físico-químicos se mostraram semelhantes aos já existentes na literatura para leites de búfala e de cabra, e a análise sensorial revelou uma boa aceitabilidade do produto, por mais que a maioria dos entrevistados não conhecessem antes da pesquisa o leite de búfala. |
Palavras-Chave: |
Análise sensorial; Lacticínio. |
Thesagro: |
Análise de Alimento; Búfalo; Controle de Qualidade; Leite. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/193522/1/ANALISE-SENSORIAL-DE-LEITE-DE-BUFALA-PRODUZIDO-EM-BELEM-DO-PARA.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Amazônia Oriental (CPATU) |
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Biblioteca |
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Origem |
Tipo/Formato |
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Volume |
Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Pesca e Aquicultura. |
Data corrente: |
15/06/2020 |
Data da última atualização: |
23/10/2020 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Circulação/Nível: |
B - 2 |
Autoria: |
ROCHA, L. H. de A.; PIRES, C. R. F.; SANTOS, V. F. dos; SOUSA, D. N.; KATO, H. C. A. |
Afiliação: |
LUDMILLA HENRIQUE DE ALMEIDA ROCHA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; CAROLINE ROBERTA FREITAS PIRES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; VIVIANE FERREIRA DOS SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; DIEGO NEVES DE SOUSA, CNPASA; HELLEN CHRISTINA DE ALMEIDA KATO, CNPASA. |
Título: |
Oficinas educativas para merendeiras de escolas públicas de Palmas - TO como estratégia de intervenção nutricional: um relato de experiência. |
Ano de publicação: |
2020 |
Fonte/Imprenta: |
Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, v. 8, n. 1, p. 209-225, maio 2020. |
ISSN: |
2318-2326 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Este estudo objetivou descrever oficinas educativas como estratégia de intervenção nutricional com foco na adoção de hábitos saudáveis. Trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo, oriundo da realização de 4 oficinas de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) para merendeiras de escolas públicas do município de Palmas ? TO. Foram aplicados 42 questionários para avaliar a aquisição de informações antes e depois da execução das oficinas. Entre os resultados, observou-se o aumento do número de acertos e as mudanças nos conceitos prévios sobre o consumo alimentar. As intervenções apresentaram potencial na construção do conhecimento acerca da adoção de hábitos de vida saudáveis. Além disso, proporcionou fortalecimento das atividades desenvolvidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), voltadas tanto para o bem-estar dos alunos quanto aos profissionais inseridos no sistema educacional brasileiro. |
Palavras-Chave: |
Alimentação escolar; Educação alimentar; Merendeiras. |
Thesagro: |
Alimentação Suplementar; Educação; Habito Alimentar. |
Thesaurus NAL: |
Food and nutrition programs; School lunch policy. |
Categoria do assunto: |
Q Alimentos e Nutrição Humana |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/213979/1/CNPASA-2020-interfaces.pdf
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Marc: |
LEADER 01880naa a2200277 a 4500 001 2123282 005 2020-10-23 008 2020 bl uuuu u00u1 u #d 022 $a2318-2326 100 1 $aROCHA, L. H. de A. 245 $aOficinas educativas para merendeiras de escolas públicas de Palmas - TO como estratégia de intervenção nutricional$bum relato de experiência.$h[electronic resource] 260 $c2020 520 $aEste estudo objetivou descrever oficinas educativas como estratégia de intervenção nutricional com foco na adoção de hábitos saudáveis. Trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo, oriundo da realização de 4 oficinas de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) para merendeiras de escolas públicas do município de Palmas ? TO. Foram aplicados 42 questionários para avaliar a aquisição de informações antes e depois da execução das oficinas. Entre os resultados, observou-se o aumento do número de acertos e as mudanças nos conceitos prévios sobre o consumo alimentar. As intervenções apresentaram potencial na construção do conhecimento acerca da adoção de hábitos de vida saudáveis. Além disso, proporcionou fortalecimento das atividades desenvolvidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), voltadas tanto para o bem-estar dos alunos quanto aos profissionais inseridos no sistema educacional brasileiro. 650 $aFood and nutrition programs 650 $aSchool lunch policy 650 $aAlimentação Suplementar 650 $aEducação 650 $aHabito Alimentar 653 $aAlimentação escolar 653 $aEducação alimentar 653 $aMerendeiras 700 1 $aPIRES, C. R. F. 700 1 $aSANTOS, V. F. dos 700 1 $aSOUSA, D. N. 700 1 $aKATO, H. C. A. 773 $tInterfaces - Revista de Extensão da UFMG$gv. 8, n. 1, p. 209-225, maio 2020.
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Registro original: |
Embrapa Pesca e Aquicultura (CNPASA) |
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